🔹JÁ OUVIU FALAR EM PARADOXO DO MENTIROSO?
“Paradoxos são declarações aparentemente verdadeiras que, apesar disso, contêm uma contradição lógica. O chamado paradoxo de Pinóquio, especificamente, é uma variante de um mais geral, o do mentiroso, que leva os filósofos à loucura há mais de 2 mil anos. Se a declaração “eu minto” é verdadeira, quem a disse mente. Se é mentirosa, o sujeito quer dizer que fala a verdade, o que também contraria a frase. “
E o que é um paradoxo? “É qualquer expressão verbal ou numérica que apresente uma contradição interna. Por exemplo, em um de seus versos mais famosos, o poeta Luís de Camões diz: “(O amor) é ferida que dói e não se sente”. Mas como é que não dá para sentir uma ferida dolorida? Taí um paradoxo dos mais clássicos: a gente consegue compreender, mas, se analisarmos cada palavra (ou conceito) da expressão, a coisa fica confusa.”
“O questionamento e a discussão de paradoxos é uma maneira de encontrarmos melhores respostas sobre o universo a nossa volta. Além de ser uma boa maneira de criarmos pensamentos científicos e exercitar nosso raciocínio.”
Portanto, é possível que surjam muitos paradoxos no estudo da ciência, do Direito, da filosofia etc. Podendo existir paradoxos realmente sem solução e outros que podem ser "solucionados" ou pelo menos minimizados a partir de outros recursos da linguagem humana, tais como a argumentação, a interpretação, o diálogo entre as pessoas etc.
Saiba mais em:
Comments